Espaço destinado ao registro das percepções críticas de um cidadão brasileiro sobre política, comunicação, comportamento e demais assuntos pertinentes à sociedade contemporânea.
Uma visão técnica do ponto de vista do marketing e apaixonada do ponto de vista humano. Leia, critique e replique à vontade!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Miopia social

A miopia é uma ametropia, um erro de refração que dificulta a visualização de objetos que estejam distantes dos olhos. Comumente conhecida como “vistas curtas”, necessita de correção cirúrgica ou por meio de lentes capazes de ajustar essa falha ocular.

Motivou-me falar sobre “miopia social” a sequência de ações, reações e comentários populares sobre política, violência, justiça e direitos humanos às quais tive acesso. Temas que impactam cotidianamente em nossas vidas e que geralmente encontram explicações das mais variadas e equivocadas em todo tipo de boca.

Temos visto diariamente a ação de grupos de pessoas que decidem, motivados pela descrença e desespero, fazer “justiça” com as próprias mãos contra meliantes pegos em flagrante na prática de crimes. Sempre amparados em justificativas que percorrem o descontentamento com as leis vigentes no país, que não mantém presos criminosos contumazes e não punem, na medida em que acreditamos “justa”, estes mal feitores. De fato, isto tem sua razão! Nosso sistema legal é ultrapassado, nosso sistema correcional é ineficaz e nossa polícia, algumas vezes, é tão equivocada no cumprimento de seu dever quanto os próprios bandidos.

Outro segmento amplamente desacreditado é o dos “políticos”, mandatários que vivem envoltos em esquemas de corrupção e nada fazem em prol da população que os elegeu. Outra verdade! Realmente temos canalhas da mais alta periculosidade ostentando mandatos e legislando em causa própria.

Quanto aos defensores dos Direitos Humanos, vistos como coniventes, que passam a mão na cabeça dos marginais, pela ótica ametrópica do povo, é ainda mais fácil de desacreditar.
Precisamos colocar em nossos olhos lentes capazes de nos fazer enxergar mais longe, pois só assim veremos que toda desgraça que nos acomete tem uma causa. Veremos que nossa conduta até aqui não tem sido em direção de solucionar causas, mas apenas execrar e combater efeitos.

 A violência que nos estupra, rouba e mata não será dissipada simplesmente prendendo, batendo e matando seus violadores. Afinal sempre, caso não eliminemos as causas, surgirão novos estupradores, ladrões e assassinos. Os políticos corruptos que lesam nossa pátria não perderão seus mandatos se a massa míope continuar votando neles.

Os Direitos Humanos nunca serão de todos os humanos enquanto não deixarmos de lutar para que aqueles que não consideramos mais humanos - devido aos crimes que cometem, ou sua condição social, racial, de gênero ou física - não tenham os deles, ao invés de garantirmos o de todos.

Existem apenas duas lentes capazes de corrigir essa miopia social e fazer com que ampliemos nossa visão, capacitando-nos a enxergar mais distante e profundo dentro da nossa sociedade as causas que nos fazem viver assim. Essas lentes se chamam Educação e Engajamento.

Avie sua receita, corrija sua deficiência e enxergue os meios para fazer deste mundo um lugar melhor para todos.
Marcos Marinho
Professor e Consultor Político.

@mmarinhomkt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário